terça-feira, 3 de abril de 2012

Papa se encontra com comitê organizador da JMJ


bentoxviesergiocabralO Comitê Organizador da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará no Rio de Janeiro em julho de 2013 participou na Itália de um encontro promovido pelo Pontifício Conselho para os Leigos com os agentes da Pastoral da Juventude de todo o mundo. A reunião, que terminou neste domingo, 01/04, reuniu delegados de 98 países, e os comitês organizadores da JMJ Madri 2011 e Rio 2013. O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, cardeal Stanislaw Rylko, acompanhou todo o evento.

Integrando a comitiva brasileira estavam presentes o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro da Silva e o assessor da Comissão, padre Carlos Sávio, que apresentaram os trabalhos até agora realizados pelo comitê organizador.

Finalizando os trabalhos do encontro, a comitiva brasileira participou da Missa de Ramos, presidida pelo papa Bento XVI na praça de São Pedro. Ao final da missa, o Santo Padre foi presenteado com uma miniatura da estátua do Cristo Redentor, entregue pelo governador do estado do Rio, Sérgio Cabral. O governador explicou que o presente é “uma demonstração de que o povo do Rio de Janeiro está ansioso para recebê-lo em 2013”.

Além da miniatura, uma outra cópia da estátua do Cristo, esta com 3,8m, foi posicionada dentro do Vaticano, em um local do caminho que o Papa percorre quando se dirige à Sala Paulo VI. O governador estava acompanhado do Prefeito, Eduardo Paes, e do Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

O prefeito revelou que conversou com o papa sobre o calendário dos grandes eventos no Rio de Janeiro, e ouviu dele um comentário especial. “”Ele disse que o Rio vai receber os eventos mais importantes nos próximos anos, como a Copa e as Olimpíadas, mas nenhum será tão marcante para a cidade e também mais trabalhoso para organizar como a Jornada Mundial da Juventude. Concordei que será um momento muito especial para recebermos quatro milhões de jovens do mundo inteiro em uma grande celebração de fé e paz” disse Paes.


Durante a habitual oração mariana do Angelus, o Papa fez uma saudação especial em português ao Governador, ao Prefeito e ao Arcebispo do Rio, além de dirigir um cumprimento especial a todos os peregrinos brasileiros e ao Comitê Organizador da JMJ 2013.
Fonte;www.cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário