terça-feira, 24 de julho de 2012

Dom Damasceno participa de encontro internacional das Equipes de Nossa Senhora

Começa, neste sábado, 21 de julho, o Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora. O Brasil é o terceiro país no mundo a receber o Movimento e o primeiro de língua não francesa. Este ano, pela primeira vez, o Encontro Internacional acontecerá fora da Europa. O Cardeal Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, deve participar do evento.
Logo_brasilia_2012_aprovadoPara compreender melhor o movimento das Equipes de Nossa Senhora veja texto da agência ZENIT :
As Equipes de Nossa Senhora – ENS – são um movimento Cristocêntrico da Igreja Católica Apostólica Romana, fundado pelo Padre Henry Cafarrel e alguns casais franceses durante a Segunda Guerra Mundial, nos idos de 1938, na França. Constitui uma Associação Internacional Católica de Leigos, reconhecida pelo Decreto 650, de 1992, do Pontificium Consilium pro Laicis do Vaticano. Tem como carisma a “Espiritualidade Conjugal”, e como mística – “Reunidos em nome de Cristo, no auxílio mútuo e testemunho do sacramento do matrimônio”. No site www.ens.org.brpodem ser encontradas as mais diferentes informações sobre o movimento.
Hoje, as ENS estão em 86 países do mundo. No Brasil, já estão implantadas desde 13/maio/1950, tendo sido seus precursores o casal Nancy e Pedro Mancau,em São Paulo/SP. O Brasil é o terceiro país no mundo a receber o Movimento e o primeiro de língua não francesa.
Cada ENS é composta de cinco a sete casais e um Conselheiro Espiritual (CE), que pode ser Sacerdote, Diácono, ou religioso/religiosa, integrando os dois sacramentos de serviço, Matrimônio e Ordem, favorecendo o posicionamento dos casais na visão e doutrina da Igreja nos temas atuais em relação à família e à vida em casal.
Os casais equipistas devem vivenciar a espiritualidade conjugal e buscar a santificação do cônjuge por meio da vivência dos PCEs – Pontos Concretos de Esforço – na escuta assídua da Palavra de Deus, meditação, oração conjugal, regra de vida, dever de sentar-se e retiro. Estes PCEs visam levar o casal à busca assídua da vontade de Deus, a viver a verdade e a testemunhar a comunhão com os irmãos, entre si e com Deus. A Oração do Magnificat deve ser feita diariamente pelos integrantes, em prol do movimento e dos equipistas do mundo inteiro.
A cada seis anos realiza-se um Encontro Internacional das ENS, congregando equipistas de todas as partes do mundo. Este ano, pela primeira vez, o Encontro Internacional acontecerá fora da Europa e será no Brasil, em Brasília, de21 a26 de julho de 2012. Espera-se reunir cerca de 7.500 pessoas vindas do mundo todo, dentre elas 450 Conselheiros Espirituais, sendo 17 bispos, 400 sacerdotes e 33 religiosos/as.
Durante o Encontro Internacional, serão realizadas palestras, testemunhos, missas e reuniões de grupos de assimilação. Acontecerá também um ato público no coração político do país no dia 24/julho, com a finalidade de testemunhar a vivência do sacramento do matrimônio. O lema deste XI Encontro Internacional é “OUSAR O EVANGELHO”, inspirado no Evangelho de Lucas 10, 30-37, na passagem do Bom Samaritano.
Pedimos as orações de todos para o êxito do XI Encontro Internacional das ENS e o testemunho de casais que vivem o matrimônio cristão.
Para outras informações acesse notícia publicada por ZENIT na segunda-feira http://www.zenit.org/article-30827?l=portuguese cujos contatos são:
Raimundo Veloso Leal & Vera Lúcia Morais Leal
TICO & VERA  - Casal Coordenador da Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF
e Equipistas. (Equipe 4 – setor B – Salvador/Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário