quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Festa em Canindé no final do Congresso Clariano


Canindé, CE (RV) - Mais de três mil pessoas celebraram em Canindé os 800 anos da criação do carisma de Santa Clara.

A cidade, conhecida internacionalmente por abrigar o maior santuário franciscano das Américas e realizar a segunda maior romaria em louvor a São Francisco no Mundo, transformou-se na "Assis Brasileira" com a realização do Congresso Clariano, que comemorou os 800 anos da criação do carisma de Santa Clara.

De acordo com o guardião da Casa de São Francisco, Frei Jean de Sousa, mais de três mil pessoas das Ordens Convituais, Capuchinhas e Menores, além de diversas Congregações Franciscanas femininas, participaram do evento. As festividades começaram na última quita-feira, com uma celebração presidida pelo bispo de Itapipoca, Dom Antônio Cavuto, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na Quadra de Nossa Senhora de Lurdes.

Estiveram presentes em Canindé integrantes de missões de Guiné Bissau, Peru, Alemanha, Itália, Estados Unidos, além dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Amapá, Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e do Ceará.


"Canindé é Assis Brasileira, a casa de Francisco e Santa Clara, que, na clausura, vive na intimidade com Deus. Essa cidade tem uma identificação muito grande com os dois, que se dedicaram aos pobres" - observa o ministro frei Marconi Lins, da Província de Santo Antonio do Brasil, ao Diário do Nordeste.

Na abertura, o bispo, Dom Antonio Cavuto, lembrou de ações praticadas por São Francisco e Santa Clara: "Estamos celebrando a grande festa de Clara de Assis. O povo presente nesse encontro traz consigo a lembrança da presença viva da maior amiga de Francisco, que deixou para trás sua riqueza para seguir os passos do grande defensor da ecologia" - disse.

A missa dedicada aos 800 anos do carisma de Santa Clara foi celebrada pelo Secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Frei Leonardo Stein.

O Congresso se encerrou com caminhadas, cânticos, adorações eucarísticas, celebrações na Basílica de São Francisco, Igreja de São Tarcísio, Quadra Paroquial, Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, Igreja de Cristo Rei. A missa de encerramento e a ciranda com Clara concluíram o evento, no dia 11.
(CM)

Fonte:Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário