terça-feira, 18 de setembro de 2012

Itaici seda Congresso Brasileiro de Assistência Espiritual Hospitalar

E-mail Imprimir PDF

13_congresso_espiritual_hospitalarO Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), foi escolhido este ano para sediar, de 23 a 25 de outubro, o 13º Congresso Brasileiro Ecumênico de Assistência Espiritual Hospitalar, promovido pela Associação Cristã de Assistentes Espirituais Hospitalares do Brasil (ACAEB) e o apoio da arquidiocese de Campinas (SP) e do Centro Universitário São Camilo. O encontro terá como tema: “Assistência Espiritual em Hospital hoje”.
Serão debatidos assuntos de bioética, novos paradigmas para a saúde, bioética e espiritualidade na saúde, o hospital público e o serviço de capelania, O Sistema Único de Saúde, propostas e desafios hoje, assistência espiritual em hospital e, como formar uma capelania hospitalar?
Para os integrantes da ACAEB, a assistência espiritual e religiosa é um direito do doente internado, indispensável para um conceito de saúde integral. E respeitar a liberdade de consciência e de religião e o direito a ser assistido nesta dimensão quando internado em estabelecimentos de saúde não significa apenas consentir essa assistência, mas antes implica promovê-la e proporcionar as condições para que seja realizada.
Assistência Espiritual Hospitalar não é simplesmente uma visita que leva consolo e conforto ao paciente, mas, também, deve ser parte de um processo que ajude no tratamento do indivíduo. Este serviço não é uma ação simplesmente espontânea; deve ser fruto de uma ação reflexiva que visa, além do consolo, levar uma orientação segura para as crises espirituais que as pessoas em estado de enfermidade normalmente enfrentam.
A ideia de fundar uma associação de capelães hospitalares surgiu em Curitiba (PR) por volta de 1990. Desde o início estava claro que diante da pluralidade religiosa nos hospitais, tanto dos pacientes como dos profissionais de saúde, a entidade deveria ter caráter interconfessional ou ecumênico. Surgiu então, em 27 de maio de 1996, a Associação Cristã de Assistentes Espirituais Hospitalares de Curitiba e Arredores – ACAEHC, como pessoa jurídica por aprovação dos estatutos em assembleia fundadora. Mais adiante passou a ser Associação Cristã de Assistentes Espirituais Hospitalares do Brasil – ACAHEB, que desde então vem realizando um congresso nacional anual e implantando núcleos de atuação em diversas regiões. O último congresso, em 2011, ocorreu em Florianópolis (SC) e contou com a participação de cerca de 200 capelães de todo o Brasil.
Para realizar as inscrições e obter outras informações acesse o site do evento, no endereço www.congressocampinas.com.br.

Fonte;CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário