sábado, 13 de outubro de 2012

Começa o segundo dia do Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos


Dom_francisco_biasin_2ebrucComeçou com uma missa as atividades do segundo dia do Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc), que acontece em Curitiba (PR). Mais de 500 jovens participam do encontro.
A missa foi presidida pelo bispo de Barra do Piraí/Volta Redonda (RJ) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, dom Francisco Biasin.
Dom_Mol_2ebrucOntem, 12 de outubro, no encerramento da mesa redonda, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura, da CNBB, e bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom Joaquim Giovani Mol Guimarães destacou a missão da Igreja  na Educação e na Cultura e os maiores desafios da ação evangelizadora nesses novos areópagos foi a temática de mesa redonda no primeiro dia do Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc).
O presidente da Comissão participou da mesa redonda que foi mediada pelo acadêmico de Teologia, Matheus Cedric Godinho. Também compuseram a mesa o acadêmico de Direto, João Gustavo Henriques de Morais Fonseca, e pela pedagoga Maria Glacia Bastos que apresentaram, a partir das as suas experiências pessoais, a realidade da juventude universitária contemporânea.
Reforçando a importância do diálogo proposto pelo Ebruc, dom Mol respondeu às questões levantadas pelos universitários, falou sobre a importância da prática do ecumenismo e pontuou as dificuldades e as possíveis respostas para vivência cristã no meio universitário. “A sociedade contemporânea é muito complexa e marcada pelo individualismo cultural e esse individualismo ajuda a explicar a dificuldade da ação evangelizadora. As pessoas encontram-se cada vez mais centradas em si mesmas e tem dificuldade de olhar para o outro”, alertou.
Segundo Dom Mol, é preciso responder ao individualismo com conhecimento mais profundo da Palavra de Deus e a partir da vida comunitária. “A Palavra de Deus deve ser contemplada a partir da ciência”, destacou o bispo. “É preciso de que o serviço e a vida plena em Cristo se concretizem a partir da vida em comunidade para que o Reino aconteça”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário