terça-feira, 14 de janeiro de 2014

As leis de Deus na nossa vida

 
O Livro do Deuteronômio é um livro de leis do Antigo Testamento, por meio do qual o Senhor nos diz como a vida humana "funciona", sob o risco de o homem estragar a si mesmo caso resolva não segui-las. As leis de Deus não são como as leis dos homens.

Imaginemos o manual de instrução de um aparelho que compramos. Se utilizarmos o equipamento de acordo com as instruções do manual, teremos um bom rendimento do aparelho, pois somente quem o construiu entende do seu funcionamento e pode escrever sobre a melhor forma de usá-lo. Igualmente, somente Aquele que tem entendimento sobre nós, Aquele que nos criou, poderia fazer o Seu “manual de instruções”. E o manual de Deus é a Bíblia.

"Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças" (Det 6,4).

"O Senhor nos escolheu por amor", ensina monsenhor Jonas


Esta é a primeira lei: “O Senhor nosso Deus é o único Senhor”. E como Ele é Amor, quer que tudo se faça com Ele. Essa é a primeira lei de Deus. Ele pede que os homens feitos por Ele sejam regidos pelo amor. Então, "amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças". O Senhor não quer que nos percamos com outras coisas, pois pertencemos a Ele.

Em Deuteronômio somos ainda advertidos de como viver as condições estabelecidas por Deus. Não como pesados fardos, mas o cumprimento dessas leis é para o nosso próprio bem e para a nossa felicidade neste mundo e na vida eterna. Deus nos escolheu para sermos sua propriedade exclusiva sobre todas as nações da terra. Tudo isso, porque somos um povo consagrado a Ele.

É assim que o Senhor nos ama! Ele nos escolheu por amor. Reconheça, pois, que o Senhor seu Deus é verdadeiramente fiel às suas leis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário