terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

MENSAGEM À DIOCESE DE SOBRAL Fortaleza CE, 2 de fevereiro de 2015.



MENSAGEM À DIOCESE DE SOBRAL
Fortaleza CE, 2 de fevereiro de 2015.

Reverendíssimos padres que compõem atualmente o Colégio de Consultores da Diocese de Sobral, reverendíssimos presbíteros, diáconos, religiosas e religiosos, estimado povo de Deus desta, desde já, amada Igreja particular. Por ocasião da Festa litúrgica da Apresentação do Senhor, humildemente venho apresentar-me diante de vós.
Com surpresa, recebi o inesperado comunicado da Nunciatura Apostólica na pessoa de sua excelência reverendíssima Dom Giovanni d’Aniello, digníssimo núncio apostólico, que o Santo Padre, o Papa Francisco, achou por bem nomear-me Administrador Apostólico desta porção do povo de Deus, até que o mesmo escolha o bispo que haverá de suceder o nosso estimado irmão no episcopado Dom Odelir José Magri, no governo diocesano.
Atendendo ao chamado do Papa Francisco, coloco-me à inteira disposição da Santa Mãe Igreja. Peço-vos, encarecidamente, que me acolham, não como um interventor, mas como um pastor que vos foi enviado para servir. “Eis que estou no meio de vós como aquele que serve!” (Lc 22,27)
Estou ciente que esta Diocese celebra este ano com júbilo o seu primeiro centenário. Cem anos de evangelização, cem anos de vidas doadas em prol do Reino de Deus! Sei que existe uma programação definida para celebrar este grande jubileu. Coloco-me inteiramente à disposição para que, com a colaboração de todos, possamos celebrar dignamente este grande acontecimento histórico.
Partilho das angústias e sofrimentos, também das esperanças, deste povo sofrido que atravessa este período doloroso de prolongada estiagem.
Estou consciente, também, das dificuldades administrativas pelas quais passa atualmente esta diocese; sei, porém, que conforme reza o Código de Direito Canônico (cf. cân 428 § 1) o Administrador Apostólico não pode fazer nenhuma inovação. Tenho consciência de que minha tarefa é temporária. Procurarei, porém, dentro dos meus limites, mas, com minha experiência de vida, doar-me para que a administração desta diocese siga avante na busca de melhores dias.
Proponho-me, com a graça de Deus e a colaboração de todos, particularmente do presbitério desta diocese, anunciar o Evangelho de Jesus Cristo com fidelidade e perseverança.
Procurarei conservar em sua pureza e integridade o tesouro da fé, como foi recebido dos Apóstolos e transmitido na Igreja, sempre e em toda parte.
Esforçar-me-ei para edificar a Igreja, que é corpo de Cristo, motivando a ação pastoral e missionária, promovendo a unidade no respeito à diversidade dos dons e carismas que vêm do Espírito Santo.
Espero contar com o apoio, a amizade e a solidariedade do colégio dos Bispos, particularmente dos bispos deste Regional Nordeste 1 da CNBB, sob a autoridade do sucessor do Apóstolo Pedro, atualmente o nosso estimado Papa Francisco.
Quero, com a colaboração dos Presbíteros e Diáconos, cuidar do povo de Deus com amor de pai e dirigi-lo no caminho da salvação.
Atendendo ao chamado do Senhor: “Tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas.” (Jo 21,15), procurarei ser afável e misericordioso para com os pobres e peregrinos e todos os necessitados.
Desejo ser bom pastor que busca as ovelhas errantes e as reconduz ao rebanho, mantendo um diálogo fraterno e ecumênico com outras igrejas cristãs e diferentes profissões religiosas.
Prometo, doravante, orar incessantemente pelo Povo de Deus desta diocese e desempenhar com fidelidade a missão do sumo sacerdócio.
Que o Senhor Jesus, Bom Pastor, por intercessão de Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira, nos ilumine nesta missão e em breve chame aquele que sob a luz do Espírito Santo será vosso guia como bispo titular desta centenária diocese sobralense.
Que assim seja!
+ José Luiz Gomes de Vasconcelos
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza
e Administrador Apostólico da Diocese de Sobral.


Fonte: https://www.facebook.com/joseluiz.vasconcelos.75?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário