segunda-feira, 8 de julho de 2013

Dom Eduardo destaca animação do jovens brasileiros para JMJ Rio 2013 Juventude a caminho da evangelização


Alessandra Borges
Da redação
Dom Eduardo destaca animação do jovens brasileiros para JMJ Rio  2013
Dom Eduardo Pinheiro da Silva (FOTO: Jovens Conectados)
O grande desafio da Igreja, hoje, é fazer com que os jovens realmente se sintam acolhidos e interessados pela vida em comunidade.
A Jornada Mundial da Juventude, realizada no Brasil, desta vez será um forte mecanismo de incentivo para a juventude local envolver-se nos movimentos pastorais da Igreja. Segundo o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e Secretário da Comissão Especial da CNBB para a JMJ, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, a juventude está animada e ansiosa para participar da Jornada.
“Apesar de o Brasil não ter ainda muito o hábito de participar de jornadas, a animação está grande e bem visível. As redes sociais, por serem instrumentos de comunicação e relação dos jovens, certamente têm um importante destaque nesta movimentação”, disse Dom Eduardo.
Segundo o bispo, é importante que as lideranças jovens e adultas das paróquias aproveitem a Jornada para fortificar a relação com os grupos e apresentar a eles os movimentos jovens da Igreja para aqueles que não se sentem chamados para este engajamento a serviço da evangelização.
“Acredito que a presença do Papa Francisco fortalecerá e orientará aqueles que se encontram engajados e que já sabem o que querem da vida, animará aqueles que se encontram tíbios ou acomodados, questionará aqueles que não têm participado do dinamismo da Igreja, atrairá alguns que estão dispersos e confusos com relação à própria vida e à fé. Todos os jovens que abraçarem a proposta evangelizadora trazida pela Jornada sairão ganhando!”, explicou o bispo.
Dom Eduardo ressalta que o testemunho de simplicidade e a postura acolhedora do Papa Francisco têm feito um bem enorme para os católicos e também àqueles que não são católicos de todo o mundo.
“Os jovens são mais sensíveis a estes elementos,  portanto, logo se simpatizaram com o nosso Papa Francisco. Certamente, a sua fala na Jornada visará a alegria de ser jovem e o compromisso de ser cristão verdadeiramente engajado na vida eclesial e nos compromissos sociais em vista da construção do Reino”, comentou o bispo.
Portanto, a JMJ será para muitos jovens o primeiro passo à vida missionária e ao engajamento nos serviços sociais propostos pela Igreja. Unidos a outros jovens do Brasil e aos de nacionalidade diferentes, eles terão a oportunidade de partilhar experiências e testemunhar a evangelização na sua comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário