domingo, 7 de julho de 2013

Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes

Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes 
Dunga
Foto: Robson Siqueira/Cancaonova.com
Juntos, nesta manhã, vamos refletir sobre I João 2,14-17. De maneira especial, esta passagem bíblica faz parte da minha conversão e da minha experiência com Deus que aconteceu em um acampamento de carnaval.

Neste encontro estava presente o Monsenhor Jonas e o Diácono Nelsinho Corrêa na animação. Eu tinha um medo de perder tudo aquilo que eu vivia, mas aquela Palavra de Deus mudou a minha vida. De repente, o Padre Jonas pronunciou estas palavras: "Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" (I João 2,14-17).

Olhando para trás (30 anos), quando pela primeira vez eu ouvi esta Palavra de Deus e foi tão marcante em meu coração. A Palavra diz que somos fortes, e acredito que esta Palavra esteja entrando em você, como eu entrou em mim naquele dia para recuperar o brilho dos seus olhos, sua autoestima e afastá-lo de qualquer mal.

Devemos permanecer mesmo quando tudo não colabora. Já ouvimos muitas palavras boas e a Palavra de Deus permanece, porque já escutamos muitas palavras ruins e só a palavra boa permanece. Mesmo quando você está angustiado, sozinho e chorando, uma palavra boa consegue tocar e transformar o seu coração.

Os problemas são próprios de cada idade e Deus prova isso, porque Ele nos dá problemas que somos capazes de suportar. O Senhor não nos dará um problema maior do que podemos aguentar. Deus continua dizendo para cada um de nós que a Palavra do Senhor permanece, mas o diabo quer nos dividir e afastar das coisas boas.

Deus, é o cara que faz você reagir e ser feliz! João está dizendo para você: "Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno'' (I João 2, 14). Na Canção Nova, o primeiro contato dos missionários com a Palavra de Deus é esta passagem de São João.

"Deus faz, Deus junta!" Meu irmão, você quer exemplo melhor do que a do Bom Pastor que está juntando as ovelhas. O Bom Pastor vai atrás daquela ovelha que se machucou, ficou para trás, se perdeu, não sabe se pode vencer o mal e que não conseguiu voltar para o redil.

É neste momento que o Bom Pastor vai em busca daquela ovelha perdida e, ao encontrá-la, a carrega nos ombros. Da mesma forma, muitos de nós estamos vivendo esta situação porque Deus não desiste de você!
'Temos ao nosso redor pessoas que nos ajudam a se aproximar de Deus', disse Dunga
Foto: Robson Siqueira/Cancaonova.com

Gostaria de estar próximo de vocês e olhando nos olhos de cada um. Fico imaginando de que lugar Deus o retirou e buscou, porque você é muito importante para Deus.

Você já se sentiu verdadeiramente importante na vida de alguém? A gente se sente importante quando estamos ocupando um lugar bom numa empresa ou na vida de alguém. Assim também somos importantes para Deus. E se Ele não o encontra vai à sua busca.

Muitos chegam aqui cabisbaixos, decepcionados, se culpando pelas coisas que fez e com a autoestima lá embaixo, mas nós estamos aqui para ajudar você. Para o PHN não existe o dia de ontem. Só existe o hoje! Portanto, seja feliz e faça parte desta alegria, porque Deus faz, Deus junta!

Nós devemos pensar e querer o bem para as pessoas. Nós somos gente do bem e ao mesmo tempo de Deus. Ele junta cada um de nós e nos coloca no mesmo ambiente, portanto estamos aqui, juntos, respondendo a este chamado do Senhor na nossa vida.

O Senhor continua dizendo e eu repito: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" (I João 2,15-17).

A Igreja aprendeu a ouvir o coração da juventude. Começou a escutar o que os jovens desejam, porque as coisas do mundo passam e Deus é capaz de apresentar só coisas boas para nós.

Deus vai atrás de você que está distante, porque o Senhor quer cada um de nós ao seu lado. Temos ao nosso redor pessoas que nos ajudam a se aproximar d'Ele, porque Deus junta, Deus faz!

Independente da idade que tenhamos, nós somos jovens!

Este acampamento é uma nova inspiração da Canção Nova, porque devemos juntar estas pessoas que são do bem e que estão espalhadas pelo mundo. Aqui é o lugar para reunirmos todas estas pessoas e, juntos, formamos uma corrente do bem.

A Palavra de Deus é forte! Precisamos voltar a ter confiança no Pai.


Transcrição e adaptação: Alessandra Borges


Nenhum comentário:

Postar um comentário